Estratégias de comunicação de produtores de fibras funcionais para artigos têxteis: a corrente de comunicação como estratégia para incentivar novos produtos e ideias na cadeia têxtil

Autores

  • Ana Paula Moreira Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal.
  • Raul Fangueiro Universidade do Minho
  • Nuno Sá Leal Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v5e1201267-87

Palavras-chave:

Comunicação, Estratégia., Setor têxtil, Inovação

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de estudar e discutir as estratégias de comunicação utilizadas por empresas produtoras de fibras funcionais com vistas a incentivar fabricantes de tecidos a investirem em produtos de maior valor acrescentado que agregam funcionalidades aplicadas diretamente nas fibras. O propósito é identificar e questionar o papel da comunicação na entrada das novas funcionalidades agregadas aos produtos. Foram analisadas seis conceituadas empresas e coletados dados para investigação dos meios de comunicação utilizados para os produtos funcionais na intenção de identificar as ferramentas utilizadas para a penetração das novas tecnologias nos fabricantes de tecidos e vestuário. Os resultados obtidos com este trabalho demonstram que a estratégia seguida se baseia fundamentalmente em vertentes de conforto, saúde e bem-estar do consumidor.

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira, Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal.

Mestre em Comunicação de Moda com especialização na Área de Merchandising de Moda pela Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal. 

Raul Fangueiro, Universidade do Minho

Professor do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal.

Nuno Sá Leal, Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal

Professor do Mestrado em Comunicação de Moda da Universidade do Minho, Campus Azurém, Guimarães, Portugal. 

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Publicado

2012-05-11

Edição

Seção

Artigos Científicos