Fatores determinantes na análise da difusão do pensamento complexo na prática gerencial

Autores

  • Aline Grams Land Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v4e1201119-41

Palavras-chave:

Gerente, Pensamento complexo, Prática gerencial, Competências

Resumo

O objetivo do artigo é identificar os fatores determinantes na análise da difusão do pensamento complexo na prática gerencial. O quadro teórico envolve a relação entre o pensamento complexo, a administração e o papel do gerente.  O estudo é de natureza descritiva, com abordagem quantitativa. Foi desenvolvida uma escala com os fatores determinantes na difusão do pensamento complexo na prática gerencial e aplicada a uma amostra de 57 gerentes de estabelecimentos comerciais localizados no principal Shopping Center de uma capital do Nordeste brasileiro. O tratamento dos dados ocorreu em duas etapas. Na primeira, procedeu-se a análise fatorial da escala de difusão do pensamento complexo na prática gerencial e na segunda realizou-se a análise dos resultados levando-se em consideração os fatores identificados. A partir da análise fatorial emergiram cinco fatores: capacidade de criar um ambiente adequado, capacidade de estimular a cooperação, capacidade de interagir e fortalecer canais de comunicação, capacidade de promover agregação em torno de um objetivo global e capacidade de incentivar o aprendizado contínuo. Conclui-se que os fatores determinantes da difusão do pensamento complexo na prática gerencial são caracterizados como competências gerenciais, que em ação, contribuem para a difusão dos princípios da administração complexa. Sugere-se a realização de novos estudos a fim de se validar o instrumento proposto, pois o mesmo pode orientar a gestão de organizações, o desenvolvimento de competências gerenciais, assim como contribuir para a difusão do pensamento complexo no campo das organizações em geral e na prática gerencial em particular.

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Publicado

2011-10-21

Edição

Seção

Artigos Científicos