FATORES E MÉTRICAS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO DE FRANQUEADOS: UMA ABORDAGEM COM BASE EM FRANQUIAS BRASILEIRAS

Autores

  • Helder de Souza Aguiar Universidade de São Paulo- FEAUSP
  • Flavia Consoni Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e22017201-224

Palavras-chave:

Franquias brasileiras, Franqueados, Parceiros de negócios, Tomada de decisão, Franchising.

Resumo

Este artigo buscou mapear decisões de gestores de redes de franquias de forma a compreender qual tem sido a sistemática da escolha dos franqueadores em termos de características, e quais as métricas adotadas para mensurar o desempenho. Por meio de entrevistas com 15 franqueadores brasileiros confirmou-se que a receita é a principal métrica utilizada pelas franquias nacionais para medir desempenho, embora indicadores outros também sejam utilizados de forma complementar. Dois outros fatores foram citados pelos entrevistados como influenciadores da avaliação do desempenho: o subinvestimento alinhado à presença, e o relacionamento, influenciado pelo tempo de rede.

Biografia do Autor

  • Helder de Souza Aguiar, Universidade de São Paulo- FEAUSP

    Doutorando em Administração FEA-USP

    Mestre em Administração FEI-SP

    Professor Universidade Anhembi Morumbi -UAM

  • Flavia Consoni, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

    Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

    Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Referências

AGUIAR, H. S.; CONSONI, F. L.; BERNARDES, R. C. Redes de Franquia Brasileiras Internacionalizadas: evolução do método de entrada no. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, v. 13, n. 1, p. 33–48, 2014.

AZEVEDO, P. F.; SILVA, V. L. S. Franquias de alimentos e coordenação de cadeias agroindustriais: uma análise empírica. Revista de Administração, v. 37, n. 1, p. 51–62, 2001.

BAZERMAN, M. H.; MOORE, D. Processo decisório. 8 ed. ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2009.

BITTI, E. J. S.; AMATO NETO, J.; AQUINO, A. C. B. O Setor de Franchising no Brasil: Identificando Grupos Estratégicos pela Ótica da Teoria da Agência e pela Visão de Recursos Escassos. Organizações em contexto, v. 11, n. 22, p. 421–455, 2015.

BITTI, E. J. S.; AQUINO, A. C. B.; AMATO, J. Monitoramento e coordenação em redes de franquia : dispersão geográfica e au - tomação impactando o mix contratual Informações do Artigo. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 7, n. 18, p. 3–13, 2013.

BOTTI, L.; BRIEC, W.; CLIQUET, G. Plural forms versus franchise and company-owned systems: A DEA approach of hotel chain performance. Omega, v. 37, n. 3, p. 566–578, 2009.

BRADACH, J.; ECCLES, R. G. Price, Authority, And Trust: From Ideal Types To Plural Forms. Annual Review of Sociology, v. 15, n. 1, p. 97–118, 1989.

CHERTO, M. et al. Franchising: uma estratégia para expansão de negócios. São Paulo: Premier Máxima, 2006.

CHIOU, J. S.; DROGE, C. The effects of standardization and trust on franchisee’s performance and satisfaction: A study on franchise systems in the growth stage. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 1, p. 129–144, 2015.

CLARKIN, J. E.; SWAVELY, S. M. The importance of personal characteristics in franchisee selection. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 13, n. 2, p. 133–142, 2006.

COHEN, M.; SILVA, J. F. da. O Impacto das Decisões Estratégicas no Desempenho dos Franqueados em Fast-Food : o Papel do Relacionamento Franqueador-Franqueado. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 2, p. 109–131, 2000.

COMBS, J. G.; KETCHEN, D. J. Can capital scarcity help agency theory explain franchising? Revisiting the capital scarcity hypothesis. Academy of Management Journal, v. 42, n. 2, p. 196–207, 1999.

COMBS, J. G.; KETCHEN JUNIOR, D. J. Explaining interfirm cooperation and performance: toward a reconciliation of predictions from the resource-based view and organizational economics. Strategic Management Journal, v. 20, n. 9, p. 867–888, 1999.

DANT, R. P. A futuristic research agenda for the field of franchising. Journal of Small Business Management, v. 46, n. 1, p. 91–98, 2008.

EDENS, F. N.; SELF, D. R.; GRIDER JR., D. T. Franchisors Describe the Ideal Franchisee. Journal of Small Business Management, v. 14, n. 3, p. 39–47, 1976.

FORWARD, J. I. M.; FULOP, C. Elements of a Franchise: The Experiences of Established Firms. Service Industry Journal, v. 13, n. 4, p. 159–178, 1993.

GALOTTI, K. M.; TINKELENBERG, C. E. Real-life decision making: Parents choosing a first-grade placement. The American Journal Of Psychology, v. 122, n. 4, p. 455–468, 2009.

GIKONYO, L.; BERNDT, A.; WADAWI, J. Critical Success Factors for Franchised Restaurants Entering the Kenyan Market: Franchisors’ Perspective. Sage Open, v. 5, n. 4, 2015.

GUEDES, D. S.; TRIGO, V. O impacto do suporte oferecido pelos franqueadores no desempenho dos franqueados: um estudo sobre o segmento de educação do brasil. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 2, n. 1, p. 41–65, 2009.

HAMMOND, J. S.; KEENEY, R. L.; RAIFFA, H. Smart choices: a practical guide to making better decisions. [s.l.] Harvard Business Press, 1999.

HARMON, T. R.; GRIFFITHS, M. a. Franchisee Perceived Relationship Value. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 23, n. 4, p. 256–263, 2008.

JAMBULINGAM, T.; NEVIN, J. R. Influence of franchisee selection criteria on outcomes desired by the franchisor. Journal of Business Venturing, v. 14, n. 4, p. 363–395, 1999.

JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p. 305–360, 1976.

KASSELMANN, B. von H.; BEER, J. J.; VERMEULEN, L. P. Personality Attributes of Successful Franchisees in the Fast Foods Sector in South Africa. South African Journal of Economic and Management Sciences, v. 5, n. 1, p. 154–179, 2002.

KAUFMANN, P. J.; STANWORTH, J. The Decision to Purchase a Franchise: a Study of Prospective Franchisees. Journal of Small Business Management, v. 33, n. 4, p. 22–33, 1995.

KNIGHT, R. M. Franchising from the Franchisor and Franchisee Points of View. Journal of Small Business Management, v. 24, n. 3, p. 8–15, 1986.

LAFONTAINE, F. Agency Theory and Franchising: Some Empirical Results. The RAND Journal of Economics, v. 23, n. 2, p. 263–283, 1992.

LARA, V.; AZEVEDO, P. F. Contratos interfirmas em diferentes ambientes institucionais : o caso McDonald ’ s França versus Brasil. Revista de Administração, v. 41, n. n.4, p. 381–393, 2006.

LAVIERI, C. A.; CORRÊA, H. L.; CUNHA, J. A. C. da. Controle e desempenho de franquias : um estudo sobre as atividades de avaliação de desempenho organizacional realizadas por franqueadores. REGE USP-Revista de Gestão, v. 22, n. 3, p. 339–357, 2015.

LOVE, J. F. Mcdonald’s: behind the arches. New York: Bantam Dell Pub Group, 1986.

MARQUEZAN, L. H. F.; SOUZA, M. A. de. Fatores Condicionantes Da Formação De Uma Rede Horizontal Entre Franqueadas. Gestão & Regionalidade, v. 31, n. 91, p. 1–20, 2015.

MATHEWSON, G. F.; WINTER, R. A. The economics of franchise contracts. The Journal of Law & Economics, v. 28, n. 3, p. 503–526, 1985.

MCNAMEE, J.; CELONA, J. Decision analysis for the professional. Menlo Park: SmartOrg, Inc, 2008.

MELO, P. L. D. R.; BORINI, F. M.; CUNHA, J. A. C. da. Percepções de Valor e Elementos Estruturantes das Microfranquias. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, p. 328–350, 2014.

MELO, P. L. de R.; BORINI, F. M.; OLIVEIRA JR., M. D. M.; PARENTE, R. C. Internationalization Of Brazilian Franchise Chains : A Comparative Study. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 3, p. 258–272, 2015a.

MELO, P. L. de R.; BORINI, F. M.; OLIVEIRA JR., M. de M.; PARENTE, R. C. International analysis of the countries where Brazilian franchise chains operate. Revista de Administração, v. 50, n. 1, p. 26–39, 2015b.

MENDELSOHN, Martin. A essência do franchising. São Paulo: Difusão de educação e cultura, 1994.

MONGE, M. E. C.; HUERTA, P. A. Lucro líquido do franqueado: um sinal para a escolha de franquia em época de crise. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 6, p. 688–698, 2015.

MUÑOZ, R.; QUINTELLA, R. H. A Inovação E O Sistema De Franquia Na Construção Civil De Salvador: O Caso Do Plano 100. Organizações & Sociedade, v. 9, n. 23, p. 1–20, 2002.

OXENFELDT, A. R.; KELLY, A. O. Will successful franchise systems ultimately become wholly-owned chains. Journal of retailing, v. 44, n. 4, p. 69–83, 1969.

PERRYMAN, A. A.; COMBS, J. G. Who should own it? An agency-based explanation for multi-outlet ownership and co-location in plural form franchising. Strategic Management Journal, v. 33, n. 4, p. 368–386, 2012.

RUBIN, P. H. The Theory of the Firm and the Structure of the Franchise Contract. The Journal of Law and Economics, v. 21, n. 1, p. 223-233, 1978.1978. .

SOUSA, M. R.; JUNQUEIRA, L. A. P.; LAS CASAS, A. L. O perfil do franqueado divulgado pelos franqueadores na fase de prospecção de candidatos The franchisee ’ s profile published by franchisors during the candidate prospecting phase. Revista Organizações em Contexto, v. 10, n. 19, p. 213–243, 2014.

TATHAM, R. L.; DOUGLASS, R.; BUSH, Ronald F. Analysis of decision criteria in franchisor-franchisee selection processes. Journal of Retailing, v. 48, n. 1, p. 16-35, 1972.

TOLEDO, G. L.; PROENÇA, C. Fatores Críticos De Sucesso Da Franquia – Uma Análise Sob A Óptica De Ex-Franqueados No Município De São Paulo. REGE USP-Revista de Gestão, v. 12, n. 1, p. 43–53, 2005.

TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgement under Uncertainty: Heuristics and Biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124–1131, 1974.

VANCE, P.; FÁVERO, L.; LUPPE, M. Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. RAM-Revista de Administração Mackenzie, v. 43, n. 1, p. 59–71, 2008.

WU, C. Antecedents of franchise strategy and performance. Journal of Business Research, v. 68, n. 7, p. 1581-1588, 2015.

ZHANG, J. J.; LAWRENCE, B.; ANDERSON, C. K. An agency perspective on service triads: Linking operational and financial performance. Journal of Operations Management, v. 35, p. 56–66, 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Científicos