Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast food no Brasil

Autores

  • Eloi Almiro Brandt

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e22008159-176

Palavras-chave:

Estratégia, Tipologias, Franquias de fast food

Resumo

Este estudo tem por objetivo testar as tipologias de estratégias de Porter, Miles & Snow e Mintzberg nas franquias de fast food que operam no Brasil, destacando o impacto da resolução do trade-off clássico poder explanatório versus parcimônia na capacidade descritiva das alternativas. Com base em extensa revisão bibliográfica, compreendendo estratégias, ambiente e desempenho, foram selecionados dez métodos competitivos e três variáveis de desempenho para análise da base de dados produzida a partir da pesquisa de campo realizada por Cohen (1998). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente empregando-se análise multivariável (cluster e manova) e estatística não-paramétrica, de forma a permitir a identificação de grupos estratégicos de acordo com as tipologias em estudo. Por fim, o desempenho médio dos grupos estratégicos formados foi comparado com os resultados preconizados pelos respectivos modelos teóricos. Constatou-se que as três tipologias testadas exibem capacidades descritivas distintas, sendo que a de Porter demonstrou maior aderência às franquias de fast food que operavam no Brasil na época. A parcimônia acabou sendo mais crítica em uma arena turbulenta e recessiva.

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Publicado

2010-08-24

Edição

Seção

Artigos Científicos