Aplicação de método de pesquisa operacional (DEA) na avaliação de desempenho de unidades produtivas para área de educação profissional

Autores

  • João Roberto Lorenzett
  • Ana Lúcia Miranda Lopes
  • Marcus Vinicius Andrade de Lima

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e12010168-190

Palavras-chave:

DEA, Avaliação de desempenho, Educação Profissional

Resumo

A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) tem sido extensivamente utilizada como apoio à gestão, na estimativa do desempenho relativo de unidades produtivas semelhantes entre si. Particularmente, vem sendo aplicada a empresas que trabalham utilizando múltiplos insumos para a produção de múltiplos produtos, p ara os quais é difícil designar preços ou pesos. O estudo é do tipo exploratório, descritivo e avaliativo. As técnicas de coleta de dados foram a observação, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas
foram tratadas de forma qualitativa e quantitativa. Este trabalho apresenta um estudo de caso de aplicação do método DEA a uma empresa sem fins lucrativos, da área de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos (o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Estudou-se a substituição de procedimentos já existentes de avaliação de desempenho de unidades produtivas, incluindo aspectos operacionais, financeiros e de gestão. Avaliou-se o desempenho de 21 unidades operacionais do SENAI segundo duas perspectivas: financeira e de qualidade. O modelo DEA escolhido é o de retornos variáveis à escala orientados a produto (BCC). Os resultados mostram que 33,3% das unidades são eficientes sob a perspectiva financeira, 42,8% o são sob a
perspectiva da qualidade, e 19,0% do total das unidades são eficientes sob ambas as perspectivas. Conclui-se que o modelo DEA é apropriado à avaliação de desempenho das unidades operacionais do SENAI, pois fornece resultados valiosos aos gestores da instituição, tais como o estabelecimento de metas e a identificação de benchmarks para as unidades ineficientes.

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Publicado

2010-07-17

Edição

Seção

Artigos Científicos