Para além do processo racional de formação de estratégias em universidades públicas: um olhar com foco na teoria da complexidade

Autores

  • Luiza Maria Bessa Rebelo

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e22008135-158

Palavras-chave:

Formação de estratégias, Teoria da complexidade, Universidades

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo proceder a avaliação do processo de formação de estratégias de gestão em universidades públicas ã luz dos fundamentos da Teoria da Complexidade. Para realizar esta tarefa, se utilizou o referencial teórico sobre organizações universitárias, sobre formação de estratégias e, sobre Teoria da Complexidade e Sistemas Adaptativos Complexos, para edificar o construto que serviu de parâmetro de análise. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa, acerca da dinâmica do processo de formação de estratégia em Planos de Gestão de Instituições de Ensino Superior. A investigação seguiu também o procedimento de um estudo longitudinal com base em análise documental, em entrevistas semi-estruturadas e em observações diretas realizadas na instituição escolhida para estudo de caso. Os resultados da aplicação do construto na instituição estudada evidenciaram que ela orienta seus processos de formação de estratégia, expressos em seus Planos de Gestão, basicamente pelos modelos racional-formal e negociado, mas que vem modificando sua prática no sentido de incorporar também o modelo de construção permanente.

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Publicado

2010-08-24

Edição

Seção

Artigos Científicos