Criação de comunidades de prática como instrumento para o aprendizado organizacional

Autores

  • Roberto Campos da Rocha Miranda
  • Kira Tarapanoff
  • Gabriela Alves Duarte

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e1201089-122

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Metodologia dos sistemas flexíveis, Investigação apreciativa, Aprendizagem situada, Pesquisa-ação

Resumo

A criação de Comunidades de Prática é uma realidade para as organizações que adotaram a Gestão do Conhecimento e incentivam a permuta de experiências e conhecimentos entre seus colaboradores. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de Comunidades de Prática no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, a partir de sua concepção teórica, metodológica e operacional. A abordagem adotada na fase de implantação foi a aprendizagem situada (situated cognition), tendo como sustentação metodológica, em sua fase de sensibilização, a Investigação Apreciativa ( appreciative inquiry) e a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology). A dinâmica da criação das comunidades de prática fundamentou-se no treinamento intensivo em paralelo com a pesquisa--ação para a simultânea implantação das comunidades de prática idealizadas. O software adotado para o gerenciamento e comunicação das comunidades de prática foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle foi concebido em código aberto, tem linguagem de fácil desenvolvimento (PHP), que permite a adequação do ambiente às necessidades da organização e apresenta um conjunto de módulos que favorece a avaliação da participação dos integrantes das comunidades de prática. Como resultado, foram formadas comunidades de prática no Instituto, encontrando-se todas em operação e funcionando com grupos de 5 pessoas.

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Publicado

2010-07-17

Edição

Seção

Artigos Científicos