Planejamento estratégico participativo em uma instituição de ensino superior (IES) comunitária

Autores

  • Marcus Vinicius Anátocles Ferreira
  • Fernando Antonio Ribeiro Serra
  • Manuel Portugal Ferreira
  • Neri dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v3e1201028-52

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Gestão universitária, Cultura e clima organizacional

Resumo

Este artigo propõe uma metodologia de participação da comunidade de gestores universitários e stakeholders para validação das questões e determinação das estratégias no processo de Planejamento Estratégico em IES comunitária. Propõe ainda um mecanismo de participação que considera uma visão sistêmica e evolutiva na proposição, estruturação e no processo de operacionalização do planejamento estratégico, preservando as características das comunidades das IES. A utilização de entrevistas, reuniões, seminários e trabalhos com membros das comunidades envolvidas através de grupos de trabalho e comitês, servem como forma de legitimação dos resultados e para realizar um pensamento estratégico integrado.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Edição

Seção

Artigos Científicos