TERMINAIS DE USO PRIVADO: UM ESTUDO DA COMPETIÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • João Luiz Francisco Universidade de São Paulo
  • Rui Carlos Botter Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e02017133-155

Palavras-chave:

Terminais de Uso Privado, Complexo Portuário do Itajaí, Complexo Portuário de São Francisco do Sul, Carga movimentada, Hinterlândias.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do que ocorreu com a competição no estado de Santa Catarina, com a permissão dos Terminais de Uso Privado. A análise baseou-se nos dados encontrados em artigos científicos, dissertações, teses e em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). Ao comparar a movimentação de cargas entre os TUP e os portos catarinenses, constata-se que os primeiros assumiram a liderança a partir de 2012. No entanto, há desafios a serem enfrentados, como a melhoria da infraestrutura de logística do estado.

Biografia do Autor

  • João Luiz Francisco, Universidade de São Paulo
    É mestrando pela Universidade de São Paulo pelo curso de engenharia naval, tendo como área de estudo a produtividade na construção naval. Graduou-se em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina, campus Joinville. Onde desenvolveu o projeto de extensão intitulado ?Mapeamento da Cadeia Produtiva da Indústria Naval?, foi presidente da Empresa Júnior ESATI e bolsista de Iniciação Científica pela Universidade de São Paulo. Estudou, por um ano, na Universidade Técnica de Lisboa, onde frequentou o curso de Engenharia e Arquitetura Naval.
  • Rui Carlos Botter, Universidade de São Paulo
    Graduado em Eng. Naval-USP(1980), graduado em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1981), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1992), livre-docência em Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística (2002) e em outubro de 2006 por meio de Concurso Público tornou-se Professor Titular da EPUSP na área de Transportes e Logística. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq a partir de 2013 em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-A, Ex-Presidente do Instituto Panamericano de Engenharia Naval para a gestão 2006/2007, Professor de cursos de atualização/especialização da USP , professor no PNV-EPUSP, membro titular do CT-Aquaviário entre 2009 e 2011, membro acadêmico convidado da Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em logística, simulação, transporte marítimo, sistemas portuários , atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento e Gestão de Sistemas 

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Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos Científicos