ECONOMIA COMPARTILHADA NO TURISMO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O CONSUMO COLABORATIVO E O COMPARTILHAMENTO

Autores

  • Luciana Alves Rodas Vera UFMG
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v10e12017226-251

Palavras-chave:

Economia Compartilhada, Consumo Colaborativo, Compartilhamento, Turismo, Hospitalidade.

Resumo

A economia compartilhada é um tema recente da sociedade contemporânea, em que se observa um crescimento de organizações com este perfil, como Uber, AirBnb e CouchSurfing. Belk (2010) aponta duas práticas emergentes do comportamento do consumidor da economia compartilhada: o compartilhamento e o consumo colaborativo. No contexto do turismo e da hospitalidade, percebe-se a força destas novas startups da economia compartilhada pela sua alta taxa de crescimento e pelo impacto à indústria do turismo. O objetivo do presente ensaio teórico é discutir como o compartilhamento e o consumo colaborativo têm se aplicado ao turismo. O trabalho explora dois casos emblemáticos de plataformas de economia compartilhadas voltada para hospedagem: o CouchSurfing, que estimula o compartilhamento, bem como o AirBnb, que estimula o consumo colaborativo.

Biografia do Autor

Luciana Alves Rodas Vera, UFMG

Mestre em Administração pela UFBA. Doutoranda em Administração pela UFMG.

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG

Professora associada no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD/ UFMG.

Referências

ALBINSSON, P. A.; PERERA, Y. Alternative Marketplaces in the 21st. Century: Building Community through Sharing Events. Journal of Consumer Behavior, v. 11, n. 4, p. 303–315, 2012.

ARNOULD, E. J.; ROSE, A. S. Mutuality: Critique and substitute for Belk’s ‘‘sharing’’. Marketing Theory, p. 1-25, 2015.

BARDHI, F.; ECKHARDT, G. M. Access-based Consumption: The Case of Car Sharing. Journal of Consumer Research, v. 39, p. 881–98, 2012.

BELK, R. Materialism: Trait Aspects of Living in The Material World. Journal of Consumer Research, v. 12, n. 3, p. 265-280, 1985.

BELK, R. Possessions and The Extended Self. Journal of Consumer Research, v. 15, p. 139-68, 1988.

BELK, R. Why Not Share Rather Than Own? Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 611, p. 126–140, 2007.

BELK, R. Sharing. Journal of Consumer Research, v. 36, p. 715–734, 2010.

BELK, R. You Are What You Can Access: Sharing and Collaborative Consumption online. Journal of Business Research, v. 7, p. 1595–1600, 2014a.

BELK, R. Sharing Versus Pseudo-Sharing in Web 2.0. Anthropologist, v. 18, n. 1, p. 7-23, 2014b.

BELK, R.; SOBH, R. Is Sharing An Alternative To Private Ownership? International Review of Business Research Papers, v. 3, n. 5, p.78-87, 2007.

BIALSKI, P.; BATORSKI, D. Trust networks: analyzing the structure and function of trust. International Network of Social Network Analysis SUNBELT Conference, 2007.

BITTENCOURT, A. Avanço da economia compartilhada esbarra na regulação. O Globo, 2017. Rio, 08 jan. 2017. Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/negocios/avancodaeconomiacompartilhadaesbarranaregulacao20744414 . Acesso em: 23 mar. 2017.

BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CORCIOLANI, M.; DALLI, D. Gift-giving, sharing and commodity exchange at Bookcrossing.com: new insights from a qualitative analysis. Management Decision, v. 52, n. 4, p. 755-776, 2014.

ERT, E.; FLEISCHER, A.; MAGEN, N. Trust and reputation in the sharing economy: The role of personal photos in Airbnb. Tourism Management, v. 55, p. 62-73, 2016.

ETZIONI, A. The Moral Dimension: Toward a New Economics. New York, NY: Free Press, 1988.

FARINA, E. Avanço do Airbnb leva hotéis da Serra Gaúcha a pedirem regulação. Zero Hora Viagem. Porto Alegre, 26 ago. 2016. Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2016/08/avanco-do-airbnb-leva-hoteis-da-serra-gaucha-a-pedirem-regulacao-7331978.html>. Acesso em: 02 set. 2016.

FELSON, M.; SPAETH, J. Community Structure and Collaborative Consumption: A Routine Activity Approach. The American Behavioral Scientist, v. 21, n. 4, p. 614–624, 1978.

FORNO, F.; GARIBALDI, R. Sharing Economy in Travel and Tourism: The Case of Home-Swapping in Italy. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, v. 16, n. 2, p. 202-220, 2015.

FOSTER, G. M. Peasant Society and The Image of Limited Good. In: FOSTER, G. M., Applied Anthropology, p. 293-315. Boston, MA: Little Brown, 1969.

GLUSAC, E. Hotels vs. Airbnb: Let the Battle Begin. The New York Times. New York, 20 jul. 2016. Disponível em: http://www.nytimes.com/2016/07/24/travel/airbnb-hotels.html?_r=0 . Acesso em: 31 ago. 2016

GUTTENTAG, D. Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector. Current Issues in Tourism, v. 18, n. 12, p. 1192-1217, 2015.

HELLWIG, K.; BELK, R. W.; MORHART F. M. Sharing and the Marketplace: What is Shared in the Sharing Economy? In: Special Session: Scrutinizing the So-Called "Sharing Economy", Consumer Culture Theory Conference, Fayetteville, USA, 2015.

HEO, C. Y. Sharing economy and prospects in tourism research. Annals of Tourism Research, 2016.

KENNEDY, J. Conceptual boundaries of sharing. Information, Communication & Society, 2015.

KIM, J.; YOON, Y.; ZO, H. Why People Participate in the Sharing Economy: A Social Exchange Perspective. In: Pacific Asia Conference on Information Systems, 2015.

KUNZ, W.; SESHADRI, S. From Virtual Travelers to Real Friends: Relationship-building Insights from an Online Travel Community. Journal of Business Research, v. 68, p. 1822–1828, 2015.

KRUSH, M. T.; PENNINGTON, J. R.; FOWLER, A. R.; MITTELSTAEDT, J. D. Positive Marketing: A New Theoretical Prototype of Sharing in an Online Community. Journal of Business Research, 2015.

LAMBERTON, C. P. Consumer Sharing: Collaborative Consumption, from Theoretical Roots to New Opportunities. In: Cambridge Handbooks in Psychology. Cambridge University Press Print Publication, 2015.

LAMBERTON, C. P. Collaborative consumption: a goal-based framework. Current Opinion in Psychology, v. 10, p. 55–59, 2016.

LAMBERTON, C. P.; ROSE, R. When is ours better than mine? A framework for understanding and altering participation in consumer sharing systems. Journal of Marketing, v. 76, p. 109–125, 2012.

LIEBER, R. Questions about Airbnb's responsibility after attack by dog. The New York Times. New York, 11 abr. 2015a. Disponível em: http://www.nytimes.com/2015/04/11/your-money/questions-about-airbnbs-responsibility-after-viciousattack-by-dog.html?_r¼0. Acesso em: 25 mar. 2016.

LIEBER, R. Airbnb horror story points to need for precautions. The New York Times. New York, 15 ago. 2015b. Disponível em: http://www.nytimes.com/2015/08/15/yourmoney/airbnb-horror-story-points-to-need-for-precautions.html. Acesso em: 25 mar. 2016.

MAURER, A. M.; FIGUEIRÓ, P. S.; CAMPOS, S. A. P.; SILVA, V. S.; BARCELLOS, M. D. Yes, We Also Can! O Desenvolvimento de Iniciativas de Consumo Colaborativo no Brasil. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 12, n. 1, p. 68-80, 2015.

MOLZ, J. G. Social Networking Technologies and The Moral Economy of Alternative Tourism: The Case of Couchsurfing.org. Annals of Tourism Research, v. 43, p. 210-230, 2013.

ORNELLAS, R. S. Impactos do Consumo Colaborativo de Veículos Elétricos na Cidade de São Paulo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 5, n. 1, p. 33-62, 2013.

OZANNE, L.; BALLANTINE, P. Sharing as a Form of Anti-consumption? An Examination of Toy Library Users. Journal of Consumer Behaviour, v. 9, n. 6, p. 485–498, 2010.

PISCICELLI, L.; COOPER, T.; FISHER, T. The role of values in collaborative consumption: insights from a product-service system for lending and borrowing in the UK. Journal of Cleaner Production, v. 97, p. 21-29, 2015.

PRICE, J. A. Sharing: The Integration of Intimate Economics. Anthropologica, v. 17, n. 1, p. 3–27, 1975.

RIFKIN, J. Sociedade com custo marginal zero. São Paulo: M. Books, 2016.

ROHDEN, S. F.; DURAYSKI, J.; TEIXEIRA, A. P. P.; MONTELONGO, A.; ROSSI, C. A. V. Consumo Colaborativo: Economia, Modismo ou Revolução? Anais... In: III Congresso Internacional de Pós-Graduações e Pesquisas Latinos em Administração e Estudos Organizacionais, 2014.

SASTRE, P. T. N.; IKEDA, A. A. Reflexões sobre Consumo Colaborativo. Anais... In: XXXVI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro, 2012.

SILVEIRA, L. M.; PETRINI, M.; SANTOS, A. C. M. Z. D. Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando? Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 298-305, 2016.

SOUZA, C. A. P.; LEMOS, R. Aspectos Jurídicos da Economia do Compartilhamento: Função Social e Tutela da Confiança. Revista de Direito da Cidade, v. 8, n. 4, p. 1757- 1777, 2016.

TUSSYADIAH, I. P.; PESONEN, J. Impacts of peer-to-peer accommodation use on travel patterns. Journal of Travel Research, 2015.

ZERVAS, G.; PROSERPIO, D.; BYERS, J. The Rise of the Sharing Economy: Estimating the Impact of Airbnb on the Hotel Industry. Boston U. School of Management Research Paper, 2015.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Edição

Seção

Artigos Científicos