Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento

Autores

  • Andrea Valéria Steil
  • Roberto C. S. Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v1e2200824-42

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Criação do conhecimento, Sistema Nacional de Inovação, Institutos de C&T

Resumo

Este artigo enfoca o processo de aprendizagem organizacional e de criação de conhecimento em uma instituição privada de ciência e tecnologia. Esse processo é examinado por meio do Instituto Stela, um start-up universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. O delineamento do estudo é qualitativo e utiliza a abordagem do estudo de caso. Baseia-se em evidências coletadas por meio da triangulação de técnicas (entrevistas, reuniões casuais, análise de documentos e observação direta). Os resultados indicam que a estrutura organizacional matricial e adocrática e os valores organizacionais formam um substrato condutivo à aprendizagem organizacional. O entrelaçamento entre o planejamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento e sua execução vinculada a projetos de desenvolvimento de produtos e serviços favorece o processo de construção do saber, ou knowing, como atividade integral e diária dos colaboradores. Além de expandir o conhecimento acerca do construto da aprendizagem organizacional em um instituto de C&T privado, este estudo contribui para a geração de insumos que possibilitem a realização de novas pesquisas em um universo maior de institutos privados de C&T e com instituições intensivas em conhecimento de outros setores da economia.

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Publicado

2010-08-24

Edição

Seção

Artigos Científicos