RESPONSABILIDADE SOCIAL E A IMAGEM CORPORATIVA: O CASO DE UMA EMPRESA DE MARCA GLOBAL

Autores

  • Juliana Birkan Azevedo Universidade de Passo Fundo
  • Marta Von Ende Universidade Federal de Santa Maria
  • Milton Luiz Wittmann Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v9e1201695-117

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Estratégia

Resumo

Este trabalho consistiu em um estudo de caso de uma empresa de grande porte que produz e comercializa uma marca global utilizando-se de ações de responsabilidade social corporativa (RSC). Os resultados indicam que estas ações não apenas melhoram a imagem da empresa, mas se associam a questões de ordem econômica e de riscos que se refletem em resultados competitivos. Metodologicamente, este estudo de caso descritivo é de natureza qualitativa, fruto de entrevistas e de pesquisa a documentos da empresa. Como conclusão, inferiu-se que as ações de RSC desenvolvidas pela organização não têm função única de estratégia mercadológica ou de melhoria direta nos resultados de eficiência e eficácia, pois a organização reconhece que as mesmas resultaram em melhorias positivas na imagem da empresa aos olhos do consumidor, influenciando o desempenho competitivo da empresa no mercado. 

Biografia do Autor

  • Juliana Birkan Azevedo, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

    Professora dos cursos de Administração e Agronegócio da Universidade de Passo Fundo.

  • Marta Von Ende, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Santa Maria. 
  • Milton Luiz Wittmann, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutor em Administração - FEA/USP (1996). É professor Universitário em Administração desde 1981 com atuação na UNIJUÍ (1981-1992), na UFSM (1992-2014) com atuação na Graduação e Pós-Graduação, chefia de Departamento, coordenador de Mestrado interinstitucional em Administração UFSC-UFSM (1998-2000). Implantou o Mestrado Acadêmico em Administração em 2003, sendo seu primeiro Coordenador.

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Publicado

2016-05-05

Edição

Seção

Artigos Científicos