DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DE UM FRIGORÍFICO

Autores

  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Augusto Fischer UNOESC
  • Frederico Turolla ESPM
  • Thiago Augusto Duarte UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v8e22015266-293

Palavras-chave:

Fusões e aquisições, Indicadores de mercado, Desempenho econômico financeiro.

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em analisar o desempenho
econômico, financeiro e de mercado do Grupo Marfrig S.A. No que diz respeito à forma de abordagem do problema, a presente pesquisa trabalha sob o enfoque quantitativo e classifica-se em uma pesquisa de cunho descritivo. Com relação aos procedimentos, classifica-se em uma análise de uma série histórica do desempenho econômico e financeiro a partir dos dados disponibilizados no economática. O valor da empresa cresceu no período de 2007 a 2014 e as sinergias operacionais, mensuradas pela performance operacional e metas de EBITDA, tiveram substanciais variações, decorrentes, em parte, do intenso investimento em aquisições e arrendamentos no período e posterior venda de ativos no ano de 2012. Conclui-se que o Grupo Marfrig S.A. é uma empresa que adotou uma estratégia de expansão pautada nas aquisições e que, sobremaneira, tem apresentado resultados com oscilações substanciais, o que tem afetado o valor de sua ação no mercado, sua volatilidade e risco.

Biografia do Autor

  • Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

    Graduada em Agronegócios - UNOESC

    Graduada em Administração - UNOESC

    Mestre em Administração - UNOESC

    Doutora em Administração - UNIVALI

  • Augusto Fischer, UNOESC

    Possui Doutorado em Administração - USP

    É Professor do Mestrado em Administração na Unoesc

  • Frederico Turolla, ESPM
    Possui Doutorado em Economia de Empresas - FGVÉ Professor do Mestrado e Doutorado em Administração na ESPM
  • Thiago Augusto Duarte, UNIARP

    Possui Mestrado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Trabalha na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Uniarp

Referências

CAMARGOS , M. A. de; CAMARGOS, M. C. S. Análise da Produção Científica sobre Fusões e Aquisições na Literatura Nacional, 1994 a 2010.XXXIX ENANPAD.Rio de Janeiro, 25 a 29 set., 2010.

KRUG, J.A; WRIGHT, P; KROLL, M.J. Top management turnover following mergers and acquisitions: solid research to date but still much to be learned. The Academy of Management Perspectives . Vol. 3015, No. 1, 30–46, 2015.

LEITÂO, C.R.S; GALLI, O.C. Volatilidade em fusões e aquisições:um estudo no mercado brasileiro. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo. Vol. 10, n. 20, jul.-dez, 2014.

TOIGO, L.A; LAVARDA, C.E.F. Governança corporativa em fusões e aquisições: uma análise das produções científicas internacionais sob a perspectiva de redes sociais. V Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis - AdCont 2014. 16 e 17 de outubro de 2014 - Rio de Janeiro, RJ, 2014.

Downloads

Publicado

2016-01-14

Edição

Seção

Artigos Científicos