Um safári de estratégia no Cerrado Mineiro: concepções de estratégia em micro, pequenas e médias empresas

Autores

  • João Paulo Seno UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas Borges Kappel UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Marlos Vinícius Ramos UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Jacquelaine Florindo Borges UFU - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v7e320144-29

Palavras-chave:

Estrategistas, Estratégia empresarial, Micro e pequenas empresas.

Resumo

Nós analisamos as concepções de estratégia de empresários que participam do Programa Empreender, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia - ACIUB. O objetivo foi identificar quais escolas (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2000) fundamentam as concepções, visto que o programa busca formar agentes estratégicos para conquistar mercados e atuar no desenvolvimento da cidade e da região. Para a coleta de dados, empregamos a observação direta extensiva por meio de formulário e o método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que a atuação ampla e transformadora que se espera desses agentes pode ser limitada por um imaginário dominado pela escola do planejamento e a concepção da estratégia é deliberada como plano.

 

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Artigos Científicos