A ótica da oportunidade empreendedora: um estudo de caso com os micro e pequenos empreendedores de Mossoró/RN

Autores

  • Leonardo Ramalho Técnico Administrativo da UFERSA
  • Fernando Porfirio Soares Professor da UFERSA
  • Richard Medeiros Araújo Professor do UNIFACEX

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v6e2201394-127

Palavras-chave:

Oportunidade. Empreendedor. Mercado. Empresa.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever as dimensões que caracterizam as oportunidades para os micro e pequenos empreendedores do município de Mossoró (RN). O Empreendedor é o principal responsável pela identificação de uma oportunidade favorável no meio dos negócios. Assim, faz-se necessário um estudo do agente da mudança como um identificador de ocasiões ideais para o início de um empreendimento. A identificação de uma oportunidade adequada é essencial para a consolidação de um negócio perante o mercado. A metodologia, então, foi suportada por uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, e a amostra foi selecionada de modo aleatório, onde foram realizadas diversas entrevistas semiestruturadas com os micros e pequenos empreendedores, de vários setores comerciais. Entre os principais resultados, tem-se que um produto inovador é importante para a consolidação perante o cliente, e que a relação íntima com o negócio é necessária para o sucesso. Além disso, os entrevistados também indicaram que a afinidade e o conhecimento na área de atuação são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Portanto, conclui-se que a oportunidade ideal surge, sob a ótica dos micro e pequenos empreendedores, como um momento em que a inovação possa ser determinante para o êxito da empresa.

 

Biografia do Autor

Leonardo Ramalho, Técnico Administrativo da UFERSA

Bacharel em Administração UFERSA

Fernando Porfirio Soares, Professor da UFERSA

Doutorando em Administração pelo PPGA/UFRN

Richard Medeiros Araújo, Professor do UNIFACEX

Doutor em Administração PPGA/UFRN

Downloads

Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Artigos Científicos