PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE UM OPERADOR LOGÍSTIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/reen.v14eI202160-84

Palavras-chave:

Dimensionamento de frota, Programação Linear Inteira, Modelagem.

Resumo

O objetivo do presente estudo é propor uma opção de dimensionamento de frota, utilizando um algoritmo de programação linear inteira, para determinar a frota ótima de veículos – entre próprios e terceirizados – para uma empresa de transporte rodoviário de contêineres. Metodologicamente, o propósito do estudo é classificado como pesquisa aplicada. Quanto ao delineamento, é classificada como estudo de caso. O método utilizado no estudo será modelagem matemática. Como resultados, o estudo determina qual a quantidade de veículos próprios que deve ser adquirida pela empresa, de forma a compor uma frota mista, tendo em vista a redução nos custos operacionais para empresa. 

Biografia do Autor

  • Pablo Goulart

    Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

  • André Andrade Longaray, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
    Doutor em Engenharia de Produção, mestre e bacharel em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCont) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP).
  • Paulo Roberto da Silva Munhoz

    Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

    Professor Adjunto e Diretor da Estação de Apoio Antártico (ESANTAR-PROANTAR) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

  • Thauane Adamoli Amaral

    Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

    Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS) do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Metodologias de Sistemas de Apoio à Decisão (LabSADi) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Referências

ALVARENGA, A. C.; NOVAES, A. G. N. Logística aplicada. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

ARAÚJO, J. G. D. Desafios e oportunidades do transporte rodoviário. Harvard Business Review Brasil. Estratégia. 17 de novembro de 2014. Disponível em: <http://hbrbr.uol.com.br/desafios-e-oportunidades-do-transporte-rodoviario/>. Acesso em: 31 mai. 2018.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Logística Empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman. 2006.

BARTH, M. B; MICHEL, F. D. Dimensionamento de uma frota de veículos com foco na redução de custos: estudo de caso. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BOWERSOX, D.; CLOSS, D. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

CNT. Confederação Nacional do Transporte. Anuário CNT do Transporte 2017: Estatísticas consolidadas. Material para imprensa. MTPA: Brasília, 2017a. Disponível em: <http://anuariodotransporte.cnt.org.br/2017/Inicial>. Acesso em: 31 mai. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, H. P. F. A relação entre seguro de transportes de mercadorias e custos empresariais: um estudo de caso em empresa produtora de equipamentos destinados a exploração de petróleo no Brasil. In: VII Congresso nacional de Excelência em Gestão. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, Niterói: CNEG, 2011.

LUENBERGER, D. G.; YINYU Y. Linear and nonlinear programming: International series in operations research & management science. 3 ed. Berlin: Springer, 2008.

PARKER, R. G; RARDIN, R. L. Discrete Optimization: Computer Science and Scientific Computing, Academic Press London, 1988.

ROESCH, S. M. A. Projeto de estágio e de pesquisa em administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2013.

RUSSIANO, A. R.; ALMEIDA FILHO, A. T. de. Modelo de filas para dimensionamento de frota em uma empresa de energia elétrica. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

STRINGHER, F. G. Designação de rotas para frota dedicada em uma rede de distribuição de linha branca. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas Logísticos) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

TURNQUIST, M. A. Fleet sizing under production Cycles and Uncertain Travel Times. Transportation Science, 1986.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos