A RECEPÇÃO DO EFEITO HORRÍFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rcc.v19e12024%25p

Palavras-chave:

horror, estética, ficção científica

Resumo

 Esse artigo tem como sua hipótese a eficácia do uso da tradição gótica que se debruçava sobre a experiência do horror inerente aos limites do conhecimento humano. Diferentemente da ficção científica afirmativa condizente com as ideologias subjacentes ao conflito da Guerra Fria, o ceticismo estabelece uma relação crítica de para com o discurso supostamente científico, a saber, com a psicanálise, resgatando a herança da representação expressionista e a poética kafkiana. O conceito da pulsão de morte, a projeção dos preconceitos, assim como a agressividade que desqualifica a pesquisa científica contam entre os principais objetos da crítica voltada contra a psicanálise. Indiretamente, surge também a figura da histérica, sendo um dos grandes dramas do sofrimento humano, apreendido pelos sistemas da opressão. 

Biografia do Autor

  • Olga Guerizoli Kempinska, Universidade Federal Fluminense

    Possui graduação em Filologia Românica – Uniwersytet Jagiellonski (Polônia, Cracóvia, 1999), mestrado em Filologia Românica pela mesma universidade, com bolsa em Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), 
    e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Desde 2010 é professora de Teoria da Literatura no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2024-09-25

Edição

Seção

Artigos