LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: ESCUTA DO OUTRO E DE SI
DOI:
https://doi.org/10.59306/rcc.v16e22021151-159Palavras-chave:
Ensino de Língua Estrangeira, Língua de Acolhimento, MigraçãoResumo
O presente artigo procura trazer uma reflexão sobre os desafios do processo de ensino e de aprendizagem do português como língua de acolhimento de migrantes e refugiados. Para isso, partimos da experiência trazida pelo nosso envolvimento com o Projeto de Extensão Acolhida ao Migrante da Unisul e discussões sobre língua, cultura e
escuta oriundas do diálogo entre o dispositivo teórico da Análise do Discurso de linha francesa (AD) e outros campos do saber. Baseados nesta nossa vivência, e auxiliando pessoas que precisaram deslocar-se forçadamente de sua terra natal, buscamos refletir sobre complexidades implicadas no processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira para, com isso, contribuir para uma melhor compreensão da questão imigratória no Brasil.
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- 2022-07-08 (2)
- 2022-03-16 (1)
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