Origem e desenvolvimento da Naturologia no Brasil: aspectos conceituais, históricos e políticos

Autores

  • Silvia Helena Fabbri Sabbag
  • Beatriz Mendes Reis Nogueira
  • Andrea Lucila Lanfranchi De Callis
  • Ana Claúdia Moraes Barros Leite-Mor
  • Caio Fábio Schlechta Portella
  • Raquel de Luna Antonio
  • Flavia Placeres
  • Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e11201759-68

Palavras-chave:

Naturologia, Práticas Integrativas e Complementares, História, Política.

Resumo

O primeiro bacharelado reconhecido pelo MEC de Naturolo¬gia completa 20 anos em 2018. A naturologia é uma profissão recente no Brasil, a qual busca entender o ser-humano multi¬dimensionalmente e respeitar a singularidade humana na busca de bem-estar, qualidade de vida e saúde através da rela¬ção de interagência e das Práticas Integrativas e Complemen¬tares. Este texto aborda um breve histórico das Práticas Inte-grativas e Complementares e Naturologia no Brasil, o proces¬so de reconhecimento da ocupação e regulamentação da pro¬fissão. O texto também explora os campos de atuação do na¬turólogo, órgãos de representação profissional, principais eventos científicos e publicações importantes da área.

Biografia do Autor

  • Silvia Helena Fabbri Sabbag
    Naturóloga formada pela UAM (2008) e pós-graduada em Yoga (FMU, 2011). Diretora Administrativa da APANAT e Diretora de Benefícios da SBNAT. Professora do curso de Naturologia da UAM. Membro da Comissão de Organização dos Congressos de Naturologia.
  • Beatriz Mendes Reis Nogueira
    Graduada em Naturologia Aplicada pela Unisul. Presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) na gestão 2016-2016.
  • Andrea Lucila Lanfranchi De Callis
    Graduada em Naturologia pela UAM. Especialista em Arteterapia pela FACIS. Presidente da APANAT e Diretora de Marketing na SBNAT.
  • Ana Claúdia Moraes Barros Leite-Mor
    Naturóloga formada pela UNISUL. Mestra em Saúde Coletiva pela UNICAMP
  • Caio Fábio Schlechta Portella
    Naturólogo com formação específca em Fitoterapia pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenador e Docente do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi-Morumbi, Editor Associado da revista Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares - CNTC. Sócio Fundador e Diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia - SBNAT. Sócio Fundador da APANAT - Associação Paulista de Naturologia. Docente da Pós Graduação em Dor e Pós Graduação em Ortopedia Multiprofssional do Instituto Israelita Albert Einstein.Naturólogo no Instituto Transdisciplinar Intedor e Espaço Integral Saúde.
  • Raquel de Luna Antonio
    Naturóloga, Pós-graduada (latu sensu) em Fitoterapia e Acupuntura, Mestre e Doutora em Ciências (Psicobiologia/ UNIFESP). Docente do Bacharelado em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Diretora de Pesquisa e membro-fundadora da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) e membro da Associação Paulista de Naturologia (APANAT)
  • Flavia Placeres
    Naturóloga, Especialista em Iridologia. Presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) 2017-2019. Vice-presidente da Associação Paulista de Naturologia (APANAT) 2017-2019. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) 2014-2017.
  • Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues
    Graduado em Naturologia Aplicada pela UNISUL. Formação em MTC/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela UNIVALI. Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela UFSC. Doutorando em Medicina Preventiva – Faculdade de Medicina da USP. Editor-chefe do periódico “Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares. Líder do Núcleo de Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares do CNPq. Vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) 2012-2014. Presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) 2014-2017. Coordenador do curso de Naturologia da UNISUL.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais