A prevalência dos sinais iridológicos que sugerem diabetes nos idosos: um estudo piloto

Autores

  • Léia Fortes Salles Escola de Enfermagem da Universidade de São paulo
  • Maria Júlia Paes da Silva Escola de Enfermagem da USP
  • Celso Fernandes Battello Associação Brasileira de Iridologia

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201223-28

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Prevenção de doenças, Pesquisa em Enfermagem, Medicina Integrativa, Iridologia.

Resumo

A iridologia é um método observacional propedêutico complementar, que tem como principal objetivo detectar, precocemente, na íris sinais que sugerem predisposição para determinadas doenças e reduzir as chances do seu aparecimento. Este estudo-piloto teve por finalidade comparar a presença de sinais iridológicos que sugerem predisposição para diabetes em idosos com e sem a doença. Foi realizado na cidade de São Paulo, em um Centro de Saúde-Escola, nos dias 25 e 27 de Abril de 2007, com 30 pessoas. Entre os indivíduos com diabetes, 100% apresentaram os sinais; no grupo-controle 53,3% apresentaram os sinais e 46,7% não. O teste de Mann-Whitney demonstrou diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos em relação à presença dos sinais iridológicos.

Biografia do Autor

  • Léia Fortes Salles, Escola de Enfermagem da Universidade de São paulo
    Enfermeira especialista em Iridologia e Irisdiagnose e em Terapia Floral. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação Profissional (2004) pela Escola de Enfermagem da USP
  • Maria Júlia Paes da Silva, Escola de Enfermagem da USP
    Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Estudos em Práticas Alternativas e Complementares em Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Celso Fernandes Battello, Associação Brasileira de Iridologia
    Médico, mestre em Homeopatia pela Faculdade de Ciências de São Paulo e Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (FACIS-IBEHE)

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos originais