Sobre a Revista

Foco e Escopo

  • Objetivo do periódico:
A Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies é uma publicação semestral que tem por objetivo divulgar artigos originais e inéditos sobre resultados de pesquisas, revisões, debates, resenhas, cartas, relatos de experiências e casos clínicos na área da Naturologia e disciplinas afins. São aceitos trabalhos de pesquisas pré-clínicas, clínicas, observacionais, qualitativas e de natureza mista.
  • Área de concentração:
Interdisciplinar
  • Público-alvo:
Destina-se a todos naturólogos, estudantes de graduação e pós-graduação de Naturologia e áreas correlatas, bem como outros profissionais de áreas afins às práticas integrativas e complementares.
  • Tipo de documento:
A Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies divulga artigos inéditos de investigação científica; relatos de casos clínicos, cartas ao editor, resenhas de livro, artigos de revisão e relatos de experiência.

Processo de Avaliação pelos Pares

  • Critérios de avaliação dos textos:
Os originais serão primeiramente avaliados pelos editores de acordo com as instruções aos autores. Os manuscritos que não estiverem de acordo com essas normas serão recusados antes mesmo de serem submetidos à avaliação pelos revisores.
Os manuscritos que estiverem de acordo com as instruções aos autores serão encaminhados ao Comitê Editorial que avaliará o mérito científico da contribuição. Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados a dois revisores previamente selecionados pelo Conselho. O processo de avaliação por pares será o sistema de blind review, ou seja, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores.
Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) Aceito para publicação; b) Necessita de revisão; c) Recusado para publicação. No caso do trabalho retornar para os autores para revisão, estes devem realizar todas as modificações sugeridas pelos revisores. Neste caso, os autores deverão submeter a versão revisada com as modificações grifadas no texto e/ou explicações realizadas. Essa nova versão será reavaliada pelo Conselho Editorial da revista.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Suplementos

Temas relevantes à naturologia e práticas complementares podem ser temas de suplementos da Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies.
Os suplementos são coordenados por no mínimo quatro editores, um obrigatoriamente é editor da revista, escolhido pelo editor chefe. Os outros editores podem ser sugeridos pelo proponente do suplemento.
O suplemento poderá ser composto por artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência ou casos clínicos.

Áreas do conhecimento

  • Naturologia
  • Práticas Integrativas e Complementares
  • Terapias Complementares
  • Medicinas Tradicionais
  • Medicina Alternativa e Complementar

Qualis Capes

B4 - Educação Física

B5 - Enfermagem

B5 - Filosofia/Teologia

B5 - Saúde coletiva

C  - Medicina 

Declaração de Direito Autoral

A declaração de direito autoral informada aqui aparecerá na página Sobre a revista e nos metadados de cada documento publicado. Embora seja de responsabilidade da revista definir a natureza do acordo de direito autoral, o Public Knowledge Project recomenda o uso de uma licença CREATIVE COMMONS. São oferecidas para este fim PROPOSTAS DE DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL que podem ser editadas e inseridas no campo a seguir para periódicos que oferecem (a) acesso livre, (b) acesso livre adiado, ou (c) não oferecem acesso livre.

Considerando a aceitação do trabalho acima descrito, Eu transfiro para todos os direitos, título e interesse nos direitos autorais do artigo mencionado acima para Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares / Journal of Naturology and Complementary Therapies. Este documento se aplica a todas as traduções do mesmo, assim como a apresentação preliminar, sob quaisquer meios de divulgação, do trabalho aceito e ainda não publicado. Se alguma mudança na autoria (ordem, acréscimo ou eliminação) ocorrer após a submissão do trabalho, um documento de concordância de todos os autores deve ser enviado para ser mantido nos arquivos do Editor-Chefe. O nome de um autor(a) somente poderá ser removido mediante solicitação do(a) mesmo(a).


Taxa de processamento de artigo

Não será cobrada do autor de correspondência ou pessoa por ele indicado qualquer taxa de processamento/publicação dos artigos aceitos para publicação.

Conflito de interesses

Conflitos de interesse são questões relativas a interesses de autores, revisores ou editores que podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira e que objetive ao beneficio de alguma das partes. Estes conflitos podem ser aparentes ou não, mas, seguramente, não podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.

Para garantir a confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade dos artigos publicados os conflitos de interesses deverão ser administrados durante a redação, revisão por pares e também na tomada de decisões pelos editores.

Ao submeter um artigo os autores serão responsáveis por reconhecer e revelar os conflitos de qualquer natureza: pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.