Uma síntese da concepção de saúde-adoecimento com base no funcionalismo orgonômico de Wilhelm Reich

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v9e17202053-67

Palavras-chave:

Reich, Wilhelm, funcionalismo orgonômico, psicossomática, práticas integrativas e complementares (PICs), saúde-adoecimento.

Resumo

Introdução: O tema do presente artigo é a concepção de saúde-adoecimento com base no funcionalismo orgonômico, a metodologia de investigação científico-natural desenvolvida por Wilhelm Reich (1897-1957), a qual se baseia em pressupostos energéticos e em propriedades investigadas por esse pesquisador nas manifestações da energia orgone. Objetivo: O objetivo principal desse ensaio é realizar uma descrição acerca da concepção de saúde-adoecimento presente na obra reichiana. Método: Trata-se de um estudo teórico-descritivo e hermenêutico. As fontes de pesquisa foram documentais e bibliográficas: livros e artigos produzidos por Reich e seus seguidores, que compõem o eixo clínico-terapêutico de sua obra. Resultados: A concepção orgonômica sobre saúde-adoecimento articula-se em torno de conceitos-chave presentes na obra do referido autor, podendo-se citar: a potência orgástica, o encouraçamento, a noção de emoção como impulsos primários e secundários, a energia orgone, a sua função de pulsação e as suas perturbações e os seus bloqueios. Considerações finais: Wilhelm Reich deixou um legado que, ao nosso ver, merece ser mais explorado cientificamente, sobretudo, porque suas teorias, métodos, técnicas e experimentos geraram, em certa medida, a construção de concepções e conceitos coerentes internamente e explorados por seus seguidores, sobre a saúde e o adoecimento, e, via de consequência, o desenvolvimento de saberes, técnicas e perspectivas que podem auxiliar na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde.

Biografia do Autor

  • Francisco Bissoli Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduado em Psicologia pela UFSC.

    Mestre em Saúde Coletiva pela UFSC.

  • Charles Dalcanale Tesser, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professor no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos de revisão