Uma síntese da concepção de saúde-adoecimento com base no funcionalismo orgonômico de Wilhelm Reich

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v9e17202053-67

Palavras-chave:

Reich, Wilhelm, funcionalismo orgonômico, psicossomática, práticas integrativas e complementares (PICs), saúde-adoecimento.

Resumo

Introdução: O tema do presente artigo é a concepção de saúde-adoecimento com base no funcionalismo orgonômico, a metodologia de investigação científico-natural desenvolvida por Wilhelm Reich (1897-1957), a qual se baseia em pressupostos energéticos e em propriedades investigadas por esse pesquisador nas manifestações da energia orgone. Objetivo: O objetivo principal desse ensaio é realizar uma descrição acerca da concepção de saúde-adoecimento presente na obra reichiana. Método: Trata-se de um estudo teórico-descritivo e hermenêutico. As fontes de pesquisa foram documentais e bibliográficas: livros e artigos produzidos por Reich e seus seguidores, que compõem o eixo clínico-terapêutico de sua obra. Resultados: A concepção orgonômica sobre saúde-adoecimento articula-se em torno de conceitos-chave presentes na obra do referido autor, podendo-se citar: a potência orgástica, o encouraçamento, a noção de emoção como impulsos primários e secundários, a energia orgone, a sua função de pulsação e as suas perturbações e os seus bloqueios. Considerações finais: Wilhelm Reich deixou um legado que, ao nosso ver, merece ser mais explorado cientificamente, sobretudo, porque suas teorias, métodos, técnicas e experimentos geraram, em certa medida, a construção de concepções e conceitos coerentes internamente e explorados por seus seguidores, sobre a saúde e o adoecimento, e, via de consequência, o desenvolvimento de saberes, técnicas e perspectivas que podem auxiliar na prevenção e no tratamento de vários problemas de saúde.

Biografia do Autor

Francisco Bissoli Neto, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia pela UFSC.

Mestre em Saúde Coletiva pela UFSC.

Charles Dalcanale Tesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2021-03-23

Edição

Seção

Artigos de revisão