Contextualizações científicas concernentes à avaliação e diagnóstico energéticos: revisão integrativa

Autores

  • Adilson Godoi Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Graciela Mendonça da Silva de Medeiros Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Isadora Ferrante Boscoli de Oliveira Alves Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Carina Ceratti UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v8e15201927-35

Palavras-chave:

Anamnese, Avaliação em saúde, Diagnóstico, Terapias complementares, Vitalismo, Naturologia

Resumo

Introdução: O referido trabalho contextualiza a prática da avaliação e diagnóstico energético no processo terapêutico da Naturologia e utiliza como base de investigação, os preceitos dos sistemas vitalistas de cuidado em saúde e das Terapias complementares. Objetivo: conhecer como é contextualizado a avaliação e diagnóstico energéticos nos sistemas vitalistas e nas terapias complementares. Material e métodos: Para responder ao questionamento utilizou-se do método de Revisão Bibliográfica do tipo Integrativa, na qual derivou em uma busca inicial de 130 publicações. Conforme os critérios de exclusão, apenas 03 trabalhos foram selecionados para análise, por abordarem de forma pertinente a temática da avaliações e/ou diagnósticos energéticos relacionados as terapias complementares. Resultados: Com base nos estudos analisados, foram extraídas duas categorias: (1) “Fatores de Contextualização do diagnóstico Terapêutico”, que apresenta a forma como é evidenciada a dimensão diagnóstica e avaliação energética acerca das terapias complementares e (2) “Avaliação e diagnóstico energético”, que discorre sobre a temática energética nos modelos diagnósticos acerca das terapias complementares apresentados. Considerações finais: Por fim, entendeu-se que o contexto das demandas socioculturais, as ferramentas utilizadas pelo terapeuta, a abordagem psicossomática, o histórico regresso do indivíduo e as percepções subjetivas, compõem a ideia de avaliação e diagnóstico energéticos utilizada pelos sistemas vitalistas, assim como pelas terapias complementares.

Biografia do Autor

Adilson Godoi, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Naturólogo Bacharel em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Graciela Mendonça da Silva de Medeiros, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em enfermagem - Educação e Trabalho em Saúde e Enfermagem do programa de pós graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeira Especialista em Acupuntura e práticas da Medicina Tradicional Chinesa. Professora titular do curso de Naturologia.

  

Isadora Ferrante Boscoli de Oliveira Alves, Universidade Federal de Santa Catarina.

Bacharel em Naturologia aplicada. Mestre em enfermagem do programa de pós graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Carina Ceratti, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Bacharel em Naturologia aplicada. Mestre em saúde coletiva do  Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Edição

Seção

Artigos de revisão