Origem e desenvolvimento da Naturologia no Brasil: aspectos conceituais, históricos e políticos

Autores

  • Silvia Helena Fabbri Sabbag
  • Beatriz Mendes Reis Nogueira
  • Andrea Lucila Lanfranchi De Callis
  • Ana Claúdia Moraes Barros Leite-Mor
  • Caio Fábio Schlechta Portella
  • Raquel de Luna Antonio
  • Flavia Placeres
  • Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e11201759-68

Palavras-chave:

Naturologia, Práticas Integrativas e Complementares, História, Política.

Resumo

O primeiro bacharelado reconhecido pelo MEC de Naturolo¬gia completa 20 anos em 2018. A naturologia é uma profissão recente no Brasil, a qual busca entender o ser-humano multi¬dimensionalmente e respeitar a singularidade humana na busca de bem-estar, qualidade de vida e saúde através da rela¬ção de interagência e das Práticas Integrativas e Complemen¬tares. Este texto aborda um breve histórico das Práticas Inte-grativas e Complementares e Naturologia no Brasil, o proces¬so de reconhecimento da ocupação e regulamentação da pro¬fissão. O texto também explora os campos de atuação do na¬turólogo, órgãos de representação profissional, principais eventos científicos e publicações importantes da área.

Biografia do Autor

Silvia Helena Fabbri Sabbag

Naturóloga formada pela UAM (2008) e pós-graduada em Yoga (FMU, 2011). Diretora Administrativa da APANAT e Diretora de Benefícios da SBNAT. Professora do curso de Naturologia da UAM. Membro da Comissão de Organização dos Congressos de Naturologia.

Beatriz Mendes Reis Nogueira

Graduada em Naturologia Aplicada pela Unisul. Presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) na gestão 2016-2016.

Andrea Lucila Lanfranchi De Callis

Graduada em Naturologia pela UAM. Especialista em Arteterapia pela FACIS. Presidente da APANAT e Diretora de Marketing na SBNAT.

Ana Claúdia Moraes Barros Leite-Mor

Naturóloga formada pela UNISUL. Mestra em Saúde Coletiva pela UNICAMP

Caio Fábio Schlechta Portella

Naturólogo com formação específca em Fitoterapia pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Coordenador e Docente do Curso de Naturologia da Universidade Anhembi-Morumbi, Editor Associado da revista Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares - CNTC. Sócio Fundador e Diretor de Tecnologia da Informação da Sociedade Brasileira de Naturologia - SBNAT. Sócio Fundador da APANAT - Associação Paulista de Naturologia. Docente da Pós Graduação em Dor e Pós Graduação em Ortopedia Multiprofssional do Instituto Israelita Albert Einstein.Naturólogo no Instituto Transdisciplinar Intedor e Espaço Integral Saúde.

Raquel de Luna Antonio

Naturóloga, Pós-graduada (latu sensu) em Fitoterapia e Acupuntura, Mestre e Doutora em Ciências (Psicobiologia/ UNIFESP). Docente do Bacharelado em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Diretora de Pesquisa e membro-fundadora da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) e membro da Associação Paulista de Naturologia (APANAT)

Flavia Placeres

Naturóloga, Especialista em Iridologia. Presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) 2017-2019. Vice-presidente da Associação Paulista de Naturologia (APANAT) 2017-2019. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) 2014-2017.

Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues

Graduado em Naturologia Aplicada pela UNISUL. Formação em MTC/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela UNIVALI. Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela UFSC. Doutorando em Medicina Preventiva – Faculdade de Medicina da USP. Editor-chefe do periódico “Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares. Líder do Núcleo de Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares do CNPq. Vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (ABRANA) 2012-2014. Presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (SBNAT) 2014-2017. Coordenador do curso de Naturologia da UNISUL.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais