A contribuição da Naturologia para a implementação da política nacional de práticas integrativas e complementares na concepção dos naturólogos que atuam no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Thaís Cristina Duarte Ribeiro Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISU
  • Livia Crespo Drago Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Joana Anschau Roman Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Fernando Hellmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e11201721-32

Palavras-chave:

Política de saúde, Sistema único de saúde, Terapias complementares, Naturologia.

Resumo

Introdução: Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstrou a valorização das Medicinas Tradicionais e Medicinas Alternativas/Complementares como forma de melhorar resultados no campo da saúde. O Brasil atendeu as recomendações da OMS e instituiu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A PNPIC legitimou a institucionalização destas práticas inaugurando novas perspectivas com foco na saúde e em sua complexidade, visando garantir a integralidade na atenção à saúde. Objetivo: compreender a contribuição da Naturologia para a implementação da PNPIC na concepção de naturólogos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Percurso metodológico: realizou-se, no primeiro semestre de 2015, um estudo de campo com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os dados foram coletados através de entrevista semi estruturada com oito naturólogos atuantes em quatro estados brasileiros e tratados por meio da análise do conteúdo de Bardin. Resultados: foram descritos cinco categorias temáticas: (1) O naturólogo em equipe multidisciplinar de saúde, (2) Abordagem do naturólogo no SUS, (3) A implementação da PNPIC nos municípios de atuação, (4) Princípios da Naturologia que contribuem com a implementação da PNPIC e (5) Estratégias para a inserção dos naturólogos no SUS. Considerações finais: Considera-se que a atuação dos naturólogos em equipe multiprofissional contribui com a implementação da PNPIC no SUS, cooperando para que as práticas abarcadas pela PNPIC sejam incorporadas em sua potencialidade desmedicalizante. Esta pesquisa contribui também para refletir a inserção da Naturologia no contexto da saúde pública.

Biografia do Autor

  • Thaís Cristina Duarte Ribeiro, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISU
    Naturóloga.
  • Livia Crespo Drago, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

    Naturóloga. Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). 

     

  • Joana Anschau Roman, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Naturóloga. Mestre em Saúde Pública pela UFSC. Docente da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
  • Fernando Hellmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Naturólogo. Doutor em Saúde Pública pela UFSC. Docente da UFSC.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais