O currículo da Naturologia à luz dos conceitos de racionalidade médica e prática integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v6e10201739-49

Palavras-chave:

Teaching, Naturology, Medical Rationality, Integrative Practice, Alternative and Complementary and Alternative Medicine

Resumo

O bacharelado em Naturologia distingue-se no Ensino Superior brasileiro pelo estudo de práticas não convencionais de cuidado em saúde humana. Este estudo teve por objetivo analisar o currículo de Naturologia a partir dos conceitos de racionalidade médica e prática integrativa. Trata-se de pesquisa com abordagem preponderantemente qualitativa, descritiva e documental na qual foram analisados, por meio de análise de conteúdo, 51 programas de disciplinas do curso de Naturologia de uma universidade no Sul do Brasil. Discutiu-se a distribuição do número de horas do currículo alocadas às dimensões das racionalidades médicas da Medicina chinesa, ayurvédica e ocidental contemporânea, além das práticas integrativas e as disciplinas sociotécnicas e humanistas. Constatou-se que 38% da carga horária são de cunho biomédico, 37% de cunho vitalista e 25% envolvem disciplinas sociotécnicas e humanistas. Por fim, este estudo sugere a necessidade de reforma curricular e colabora para pensar em referências relativas a tais práticas de cuidado em saúde.

Biografia do Autor

  • Fernando Hellmann, UFSC
    Naturólogo formado pela UNISUL, especialista em Fitoterapia pela Unibem. Mestre em Saúde Pública; Bioética pela UFSC. Doutor em Saúde Coletiva pela UFSC. Professor do Departamento de Saúde Pública da universidade Federal de Santa catarina.
  • Leandro Grassi


    Enfermeiro. Naturólogo. Pós-graduado em Terapêutica Tradicional Chinesa (UNISUL) e residência em Atenção ao paciente crítico no grupo hospitalar Conceição

  • Marta Inez Machado Verdi
    Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

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Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais