Terapias complementares no cuidado aos profissionais de saúde que cuidam de pessoas com câncer

Autores

  • José Henrique da Silva Cunha Terapeuta Ocupacional. Acupunturista. Especialista em Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Mestrando em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo Terapeuta Ocupacional. Especialista em Administração Hospitalar. Especialista em Acupuntura. Especialista em Informação em Saúde. Mestre em Ciências Médicas em Saúde Mental. Doutora em Ciências pelo Programa Internunidades em Enfermagem. Pós Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Sociedade. Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
  • Laís Madalena de Paula Souza Naturóloga. Especialista em Gestão em Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v5e9201669-74

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Pessoal de Saúde, Neoplasias.

Resumo

Instituída em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Com-plementares (PNPIC) representa um importante passo para as mu¬danças de paradigmas em saúde, uma vez que traz, em seus funda¬mentos, a visão de integralidade do ser humano, de interdisciplinari¬dade e de “corresponsabilidade” na proposta de uma abordagem tera¬pêutica diferenciada e humanizada. Nessa perspectiva, criou-se o pro¬jeto de extensão intitulado “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” para promover o cuidado aos profissionais de saúde que atuam no setor de quimioterapia em uma instituição pública de saúde da região do Triângulo Mineiro. O objetivo desse estudo é descrever a utilização de práticas integrativas e complementares (Auricoloterapia e Reiki) no cuidado aos profissionais de saúde que lidam diariamente com o sofrimento de pessoas com diagnóstico e tratamento de câncer. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que representa a experiência vivenciada na oferta de Reiki e Auriculoterapia numa fre¬quência semanal no período vespertino, com duração de duas horas por encontro, a aproximadamente seis profissionais de saúde que tra¬balham na central de quimioterapia da instituição supracitada. Esses profissionais de saúde relataram informalmente que a implementação desse projeto contribuiu para a promoção da saúde deles e proporcio¬nou acolhimento e cuidado. Conclui-se que a oferta dessas práticas complementares propiciou um cuidado integral a esses profissionais e possibilitou a divulgação das mesmas no âmbito dessa instituição pú¬blica de saúde.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Relato de experiência e caso clínico