Homeopatia e integralidade do cuidado dos indivíduos portadores de Hepatite C Crônica

Autores

  • Míriam Figueira Reis Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense.
  • Maria Inês Nogueira Prof. Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFF

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v5e9201637-49

Palavras-chave:

Homeopatia, Integralidade, Cuidado, Hepatite C

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir as potencialidades da homeopatia para oferecer um cuidado integral aos indivíduos por-tadores de hepatite C crônica a partir de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário Antonio Pedro – Niterói/RJ. O quadro meto¬dológico da investigação constou de duas etapas: uma análise quanti¬tativa descritiva de dados obtidos em prontuários de indivíduos por¬tadores de hepatite C crônica durante os primeiros quatorze meses de tratamento homeopático e uma análise qualitativa dos relatos das consultas homeopáticas desses pacientes com enfoque nos sintomas subjetivos. A coleta de dados dessas duas etapas foi realizada durante o ano de 2012. Os resultados da pesquisa quantitativa revelaram que na maior parte dos casos houve uma redução significativa dos princi¬pais sintomas apresentados pelos indivíduos: ansiedade, distúrbios do sono, artralgia, mialgia, fraqueza de memória e irritabilidade. Houve também melhoria e estabilidade de três enzimas avaliadas. Na pes¬quisa qualitativa, sob a ótica de quatro categorias analíticas – adesão, resgate da subjetividade, autonomia e mudança de dinâmica vital – verificou-se que o tratamento homeopático foi efetivo para a maioria dos participantes dessa pesquisa. Concluiu-se, então, que a especifi¬cidade da abordagem homeopática, centrada na pessoa, favoreceu o cuidado e o alívio do sofrimento desses indivíduos. .

Biografia do Autor

Míriam Figueira Reis, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense.

Míriam Figueira Reis

Médica, Mestre  pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva,Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense.

Pós Graduação em Medicina de Família, Universidade Severino Sombra, Faculdade de Medicina de Petrópolis - Médica do Programa Médico de Família, Niterói, RJ.

Especialista em Homeopatia - Médica Homeopata da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, Niterói.

 

Maria Inês Nogueira, Prof. Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFF

Maria Inês Nogueira

Médica, Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ

Prof. Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos originais