Caracterização da produção científica sobre meditação na áreada Saúde e na Enfermagem: revisão de literatura

Autores

  • Marcos Venicio Esper Universidade de São Paulo
  • Juliana Rizzo Gnatta Universidade de São Paulo
  • Maria Júlia Paes da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v5e8201639-46

Palavras-chave:

Meditação, Terapias complementares, Enfermagem, Revisão

Resumo

Introdução: A meditação tem sido reconhecida na literatura científi¬ca como prática complementar de saúde e como uma técnica útil para tratar doenças orgânicas e psíquicas. Objetivo: Este estudo objetivou caracterizar o panorama das publicações acerca do tema “meditação”, considerando país de origem, idioma, subárea do conhecimento, tipo de estudo e resultado da técnica. Material e Métodos: Revisão de lite¬ratura para a qual os dados foram coletados em janeiro de 2014 por meio de consultas às seguintes bases de dados: Embase, Lilacs, Pub¬med e Scielo. A busca limitou-se a estudos publicados entre 2001 a 2014, e não houve restrição de idioma. Resultados: Dos 170 artigos avaliados, a maior parte é proveniente dos Estados Unidos e Reino Unido, havendo predomínio da língua inglesa a da subárea medicina. O principal desenho de pesquisa adotado foi o ensaio clínico e, cerca de 70,0% dos estudos obtiveram resultados positivos. Considerações finais: Há uma discrepância entre o número de publicações sobre me-ditação em nível internacional em comparação ao nacional e pouca expressividade das publicações de Enfermagem sobre meditação. 

Biografia do Autor

  • Marcos Venicio Esper, Universidade de São Paulo
    Psicanalista. Membro do Grupo de Pesquisa Estudo das Práticas Alternativas ou Complementares de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
  • Juliana Rizzo Gnatta, Universidade de São Paulo
    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa Estudo das Práticas Alternativas ou Complementares de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Enfermeira de Centro Cirúrgico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.
  • Maria Júlia Paes da Silva, Universidade de São Paulo
    Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Estudo das Práticas Alternativas ou Complementares de Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos de revisão