INTRODUZINDO A ACUPUNTURA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA ALOPÁTICA: UM ESTUDO DE SUAS ATITUDES E CRENÇAS.

Autores

  • Sérgio Botelho Guimarães Universidade Federal do Ceará
  • Isaac Bevilaqua de Albuquerque Guimaraes
  • Paulo Araujo Dias
  • Agamenon Honorio Silva

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v2e2201343-50

Palavras-chave:

Terapias complementares. Acupuntura. Coleta de Dados Educação Médica.

Resumo

Este estudo prospectivo transversal auto-administrado foi realizado para estabelecer uma base de conhecimentodas atitudes e crenças com a aprendizagem e a prática da acupuntura entre os estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará (Brasil). Os alunos foram avaliados antes (grupo B) e após a sua exposição às aulas de acupuntura (grupo A). Um total de 47 participantes preencheu um questionário de 40-itens, 3-páginas,composto por várias seções que tratam de suas atitudes, crenças e experiências com as práticas e os currículos de escolas médicas que incluem a acupuntura na sua lista de ofertas. Quase 50% dos estudantes avaliados não concordaram com a inclusão do ensino de acupuntura como disciplina regular no currículo médico. A assertiva “Não há nenhuma evidência que a acupuntura seja eficaz” recebeu resposta positiva da maioria dos alunos (grupo A: 45,7% e grupo B: 83,3%). A assertiva “Apenas os médicos devem ser autorizados à prática acupuntura” foi desaprovada por todos. A maioria dos estudantes têm demonstrado desconhecimentodas vantagens dos efeitos terapêuticos da acupuntura e se manifestaram contra a sua implantação no sistema nacional de saúde. Concluímos que, apesar do crescente interesse de nossos estudantes de medicina em participar na disciplina opcional de “Introdução à acupuntura médica”, há resistência à sua implantação no currículo médico regular. Além disso, os alunos desconhecem os benefícios e a eficácia da acupuntura no tratamento de um grande número doenças.

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Publicado

2013-07-08

Edição

Seção

Artigos originais