Reconhecimento com autopatogenesia de Nasturtium officinale

Autores

  • M. Beier Instituto Mineiro de Homeopatia
  • A. C. G. Cruz Instituto Mineiro de Homeopatia
  • A. L. M. Assis Instituto Mineiro de Homeopatia
  • A. F. B. Soares-Gomes Instituto Mineiro de Homeopatia
  • A. L. B. Ciravegna Instituto Mineiro de Homeopatia

Palavras-chave:

Homeopatia, Lei dos semelhantes, Promoção da saúde, Medicamento homeopático

Resumo

INTRODUÇÃO: Para o tratamento das alterações da saúde, a Homeopatia se vale do método homeopático puro, que, conforme Hahnemann, é melhor caracterizado através de autopatogenesias. É através dela que o médico elabora uma matéria médica própria que favorece o reconhecimento e a escolha do melhor medicamento. Objetiva-se exemplificar o reconhecimento de Nasturtium officinale por memória de autopatogenesia. MATERIAL E MÉTODOS: Obteve-se uma memória experimental a partir da autopatogenesia de Nasturtium officinale, após a olfação de um frasco contendo um glóbulo da 30ª CH. RESULTADO: A Memória sintética experimental revelou dores em coluna, nuca, joelho, tornozelo, como se deslocado, encurtado, apertado ou quebrado; sonhos em que se sente perdido; temperamento rígido e impositivo dos caminhos a serem seguidos. O caso atendido numa UBS do SUS de Betim/MG foi de uma paciente com dores em diversas articulações do corpo que a impediam de andar, sem sair de casa, além de desanimo com muito choro, sem desejo de fazer nada e um temperamento severo, bravo e briguento; com pesadelos de estar perdida em bairro que conhece bem; e, um passado de filha que engravidou muito nova e não seguiu o caminho que ela havia planejado. Após três meses do uso de Nasturtium officinale na 30ª CH, em dose única,relatou se sentir bem, com melhora dos
exames laboratoriais, com menos dores nas articulações, sem necessidade do uso de medicamentos analgésicos prévios à primeira consulta, mais animada e com menos crises de choro. O prognostico homeopático confirma cura de sensação de doença, com sensação de bem-estar, melhora de sintomas guias e auxiliares e descontinuidade do uso de paliativos com favorecimento à saúde.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que o reconhecimento de substâncias simples naturais dinamizadas experimentadas em regime de autopatogenesia é simples e de fácil manejo para o tratamento de alterações da saúde e essa pratica deve ser estimulada no médico homeopata.

Downloads

Publicado

2022-12-07