Coffea cruda

reconhecimento a partir da autopatogenesia

Autores

  • Monica Beier Instituto Mineiro de Homeopatia
  • Ana Luiza Marzano de Assis Instituto Mineiro de Homeopatia
  • Antônio Carlos Gonçalves da Cruz Instituto Mineiro de Homeopatia
  • Arthur Faria Bacelar Soares-Gomes Instituto Mineiro de Homeopatia
  • Ana Luísa Beier Ciravegna Instituto Mineiro de Homeopatia

Palavras-chave:

Homeopatia, Lei dos semelhantes, Promoção da saúde, Coffea cruda

Resumo

INTRODUÇÃO: De acordo com Hahnemann, é através de uma auto-experimentação que se conhece a virtude curativa de um medicamento simples dinamizado. Essa experiência pura é feita na saúde. Ela permite que o experimentador detenha um conhecimento de certeza dos sintomas produzidos pela substância experimentada configurando uma memória experimental e uma ampliação da capacidade de observação. Objetiva-se mostrar como essa memória pode auxiliar enfermos, através do reconhecimento. METODOLOGIA: O método utilizado foi o registro da autopatogenesia de Coffea cruda, após uma olfação de
um frasco contendo um glóbulo da 30ª CH, seguido de registro dos sintomas despertados no provador e aplicação clinica do medicamento em paciente com sintomas semelhantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A memória experimental registrada foi: tristeza com sensação de ser ignorado, sentimento de ser invisível como um fantasma, sensação de não ser visto por ninguém. O reconhecimento se fez em uma gestante, internada na enfermaria do Hospital Público Regional de Betim/MG, que queixava falta de sono desde o primeiro dia da gestação, sentia-se agitada, acesa, mesmo quando cochilava sua mente continuava acordada, vendo tudo que acontecia; com sensação de taquicardia e mente agitada após beber café; sensação de não ser olhada, que ninguém a via ou escutava o que ela dizia, como se não tivesse ninguém ao seu redor. No mesmo dia foi avaliada pela equipe de Psiquiatria do Hospital e optou por não iniciar medicações alopáticas e aguardar a medicação homeopática. Foi-lhe administrado Coffea cruda na 30ª CH, em dose única. Em 2 dias, constava na evolução da Psiquiatria o relato de sensação de melhora após introdução de medicação homeopática. A paciente nos relatou que se sentia mais calma e conseguiu cochilar, evoluiu com melhoras progressivas e recebeu alta hospitalar. De acordo com o prognostico homeopático, evoluiu com sensação de bem-estar, sentindo-se mais calma e melhora do sono, revelando os efeitos curativos do Coffea cruda na sensação de doença.
CONCLUSÃO: Concluiu-se que essa experiência curativa com Coffea cruda deve incentivar a produção de autopatogensias com os cuidados hahnemannianos .

Downloads

Publicado

2022-12-07