Tratamento da fibromialgia por acupuntura baseado na diferenciação de padrões: Revisão sistemática

Autores

  • Pedro Couto Oliveira Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO
  • Maria Cristina Salimena Silva Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO
  • Maria Cristina Salimena Silva Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO
  • Arthur de Sá Ferreira Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v2e3201339-47

Palavras-chave:

Fibromialgia, Acupuntura, Reabilitação.

Resumo

A falta de diferenciação dos padrões para o tratamento por acupuntura dos pacientes com fibromialgia nos estudos clínicos pode comprometer a indicação dos acupontos pela relação limitada e subjetiva entre a fisiopatologia ocidental e da medicina chinesa. Este estudo objetiva identificar se os estudos clínicos que não têm utilizado a diferenciação de padrões para prescrição dos acupontos para pacientes com fibromialgia apresentam resultados favoráveis no controle da dor. Foi conduzida uma revisão sistemática com análise qualitativa dos estudos clínicos com acupuntura em pacientes com fibromialgia na base PubMed com as palavras-chave: “fibromialgia” (fibromyalgia) e “acupuntura” (acupuncture). Foram encontrados 16 artigos, dos quais foram incluídos 4 estudos randomizados controlados. Três estudos relataram os acupontos utilizados, mas nenhum deles elaborou o tratamento segundo o padrão identificado com os Quatro Métodos de exame. Verificam-se resultados favoráveis na utilização da acupuntura para alívio da dor mesmo na ausência da diferenciação de padrões. Entretanto, a pequena quantidade de estudos limita a generalização dessa observação. Estudos controlados randomizados de alta qualidade metodológica utilizando a diferenciação de padrões como um dos fatores de análise são necessários para estabelecer a utilidade deste procedimento diagnóstico na escolha dos acupontos para tratamento dos pacientes com fibromialgia.

Biografia do Autor

  • Pedro Couto Oliveira, Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO
    Graduando, Curso de Fisioterapia, Universidade Salgado de Oliveira, RJ
  • Maria Cristina Salimena Silva, Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO

    Doutora em Neuroimunologia, Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura, Graduação em Fisioterapia, Universidade Salgado de Oliveira, RJ

  • Maria Cristina Salimena Silva, Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO

    Doutora em Neuroimunologia, Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura, Graduação em Fisioterapia

  • Arthur de Sá Ferreira, Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, professor adjunto da Universidade Salgado de Oliveira e professor adjunto do Centro Universitário Augusto Motta. Coordena projetos de pesquisa no Programa de Mestrado em Ciências do Movimento no Laboratório de Análise do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Artigos originais