Hipnose como uma prática integrativa e complementar em saúde no controle de fobias

uma revisão narrativa

Autores

  • Rejane Mattos-Bernardo Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-1800-0573
  • Thiago Rosa Assis de Oliveira Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Laisa Liane Paineiras-Domingos Departamento de Fisioterapia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brazil http://orcid.org/0000-0003-3451-5056
  • Danúbia C. Sá-Caputo Professora titular da Faculdade Bezerra de Araújo. Pesquisadora no Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-9263-1576
  • Mario Bernardo-Filho Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. http://orcid.org/0000-0002-4718-448X

DOI:

https://doi.org/10.59306/cntc.v10e18202149-55

Palavras-chave:

Hipnose, Psicologia, Hipnose em Odontologia, Transtornos Fóbicos, Terapias Complementares

Resumo

Introdução: A hipnose é um método terapêutico em que os profissionais clínicos fazem sugestões para que indivíduos possam relaxar e focar suas mentes. Ela pode ser uma técnica com elevado efeito terapêutico e eficaz para uma ampla variedade de condições observadas nas abordagens clínicas, incluindo distúrbios de dor, ansiedade e humor, como na fobia. Objetivo: O objetivo desse trabalho é apresentar o emprego da hipnose como como uma prática integrativa e complementar em saúde no controle de fobias. Método: trata-se de uma revisão narrativa exploratória, sobre a utilização da hipnose em diversas situações que geram no indivíduo um quadro de fobia. Resultados: Foi apresentado nesta revisão narrativa que a hipnose é uma interveção estratégica para a sedação medicamentosa em pacientes claustrofóbicos que necessitam realizar exame de ressonância nuclear magnética (RNM); em pessoas que sofrem de fobia dentária específica, resultando em ansiedade, como nas cirurgias dentárias, nos tratamentos endodônticos ou devido aos anestésicos insuficientes; e até, aplicada em indivíduos com fobia à viagem aérea. Conclusão: A hipnose precisa ter seus inúmeros benefícios descritos em maior quantidade de evidências, apontando as vantagens na sua elegibilidade enquanto prática integrativa e complementar a outros meios terapêuticos existentes, inclusive sobretudo no controle das fobias.

Biografia do Autor

  • Rejane Mattos-Bernardo, Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
    Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Pesquisadora no Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Thiago Rosa Assis de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
    Graduação em Psicologia pela Universidade de Vassouras. Especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Laisa Liane Paineiras-Domingos, Departamento de Fisioterapia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brazil

    Graduação em Fisioterapia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff e em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis. Doutora em Ciências pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro. Professora adjunto A no Departamento de Fisioterapia, Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora no Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • Danúbia C. Sá-Caputo, Professora titular da Faculdade Bezerra de Araújo. Pesquisadora no Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Severino Sombra. Pós-doutora pela Université de Reims, França e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora titular da FABA e pesquisadora no Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil. 

  • Mario Bernardo-Filho, Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

    Graduação em Ciências Biológicas e Biomedicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Fisioterapia pelo Centro Universitário Augusto Motta. Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Responsável pelo Laboratório de Vibrações Mecânicas e Práticas Integrativas, Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes e Policlínica Piquet Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brazil.

Downloads

Publicado

2022-11-12

Edição

Seção

Artigos de revisão