A aplicação do stiper em pontos da reflexologia podal em casos de dor lombar

Autores

  • Cristina de Paula Avelino UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Graciela Mendonça da Silva de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v2e3201314-21

Palavras-chave:

Reflexologia, Dor lombar, Stiper.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia da aplicação do Stiper sobre pontos da reflexoterapia em casos de dor lombar. O Stiper é uma pastilha de óxido de silício que tem a função de estimular pontos, zonas ou áreas do corpo a partir da reordenação da frequência energética local. A pesquisa justifica-se por viabilizar a utilidade deste método terapêutico como extensão do tratamento naturológico fora de consultório, promovendo estímulo terapêutico realizado pelo profissional por mais tempo. Participaram efetivamente, até o final da pesquisa, 43 (quarenta e três) pessoas que relatavam ter dores na região lombar para receber aplicações do Stiper. Foram realizados seis encontros, na frequência de uma vez por semana. Para análise dos resultados foram utilizados: escala facial de dor Wong-Baker (para identificar intensidade de dor) em todas as sessões e Questionário Oswestry (para avaliar a incapacidade causada pela dor lombar) aplicado no primeiro e último dias da pesquisa. Os resultados foram satisfatórios tanto na redução do nível de dor quanto na de incapacidade gerada pela mesma. Conclui-se que a associação da reflexoterapia e do Stiper, através dos questionários utilizados, possui resultados estatisticamente e clinicamente significativos quanto à analgesia da região lombar uma vez que durante a pesquisa obteve-se como resultado 72% de redução no nível de dor e 55% de melhora na incapacidade gerada pela dor.

Biografia do Autor

  • Cristina de Paula Avelino, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
    Possui graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2012) . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Acupuntura.
  • Graciela Mendonça da Silva de Medeiros
    Enfermeira obstetra graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (1993-1997). Especialista em Acupuntura e técnicas da Medicina Tradicional Chinesa pela Faculdade de Tecnologia em saúde CIEPH- Atualmente é docente do curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL; Centro Técnico Harmonie e do Centro integrado de Estudos e Pesquisas do Homem.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Artigos originais