Neurobiologia da analgesia induzidapor acupuntura manual e eletroacupuntura: revisão de literatura

Autores

  • Alexandre Bastos Luiz Centro Universitário Augusto Motta- UNISUAM
  • Márcio Antônio Babinski Universidade Federal Fluminense
  • Arthur Sá Ferreira Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201271-84

Palavras-chave:

Analgesia por acupuntura, Peptídeos opioides, Serotonina

Resumo

Este trabalho revisa pesquisas experimentais e clínicas publicadas entre 1976-2011 sobre os mecanismos neurobiológicos da analgesia por acupuntura manual e eletroacupuntura. São discutidas as ações do sistema de opioides endógenos como o principal mecanismo responsável pela analgesia induzida acupuntura no contexto dos diversos modelos de estimulação com agulhas. A ampla maioria dos estudos realizados nas últimas décadas apoiam a hipótese de que o cérebro processa os sinais e organiza os efeitos analgésicos induzidos pela acupuntura. A eletroacupuntura aplicada em frequências específicas pode facilitar a liberação seletiva de determinados neuropeptídios no sistema nervoso central, provocando diferentes efeitos fisiológicos e ativando mecanismos de autocura. A analgesia por acupuntura é um processo neurobiológico complexo, mediado não apenas por endorfinas, encefalinas e dinorfinas mas também por uma grande variedade de neuropeptídios, hormônios, monoaminas, catecolaminas e substâncias moduladoras e transmissoras tais como a serotonina, a neurotensina, a colecistoquinina octapeptídeo, a angiotensina II, a dopamina e a noradrenalina.

Biografia do Autor

  • Alexandre Bastos Luiz, Centro Universitário Augusto Motta- UNISUAM
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira (2005). Especialização em Acupuntura pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (ESEHA) - Associação Pestalozzi de Niteroi. Formação em Tai Ji Quan e técnicas de Qi Gong terapêutico no Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan (CBTCC). Formação em Shiatsuterapia pelo SENAC/ARRJ. Atualmente é Professor de Acupuntura no curso de Pós-Graduação em Acupuntura do Centro Universitário Augusto Motta e ministra cursos de extensão universitária em Auriculomedicina (Escola Huang Li Chun), Shiatsuterapia, Acupuntura e técnicas de Qi Gong Terapêutico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Medicina Tradicional Chinesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Acupuntura, Auriculomedicina, Shiatsuterapia, Qi Gong terapêutico e Tai Ji Quan.
  • Márcio Antônio Babinski, Universidade Federal Fluminense
    Marcio Antonio Babinski possui graduaçãc em Enfermagem e Obstetrícia (1993-1997 - UNIVALI), é Graduando em Medicina (UNIGRANRIO), concluiu Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa (1996-1998 - IECHIN), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1997-1998 - FERJ), Mestrado em Morfologia (2000-2001_UERJ) e Doutorado em Morfologia (2003-2005_UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto IV (DE) do Departamento de Morfologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense onde exerceu o cargo de Chefe do Departamento (2007-2008) e sub-Chefe do Departamento (2006 e 2011-2012). Orienta no Programa de Pós-graduação Strictu Senso em Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador Chefe da Unidade de Histologia e Morfometria do Laboratório de Morfologia Experimental (LAMEx - UFF). Membro de Corpo Editorial de 2 Periódicos Nacionais e 1 Internacional. Revisor (Peer review) de 8 periódicos internacionais indexados e 5 nacionais indexados. Revisor técnico de livros em ACUPUNTURA da editora Guanabara Koogan e de ANATOMIA da Editora Elsevier. Publicou 54 artigos completos em periódicos indexados e 166 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui autoria do Livro publicado "Anatomia para o cirurgião plástico" e de 4 capítulos do livro publicado "Técnica Operatória e Cirurgia Experimental" editado por Dr. Ruy Garcia Marques. Participou de 38 eventos científicos. Recebeu 21 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Morfologia interagindo com 146 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem experiência na área de Acupuntura Tradicional Chinesa e Morfologia, com ênfase no ensino e pesquisa em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Humana e Experimental, Morfometria, Acupuntura, Clinica Médica e Anatomia Médico-Cirúrgica.
  • Arthur Sá Ferreira, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia, professor adjunto da Universidade Salgado de Oliveira e professor adjunto do Centro Universitário Augusto Motta. Coordena projetos de pesquisa no Programa de Mestrado em Ciências do Movimento no Laboratório de Análise do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos de revisão