Produção científica em racionalidades médicas e práticas de saúde

Autores

  • Marilene Cabral do Nascimento Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Maria Inês Nogueira Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Madel Therezinha Luz Universidade Federal Fluminense - UFF (pesquisadora colaboradora) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (pesquisadora colaboradora)

DOI:

https://doi.org/10.19177/cntc.v1e1201213-21

Palavras-chave:

Medicina Tradicional, Terapias Complementares, Racionalidades Médicas.

Resumo

Com uma trajetória de duas décadas, a categoria de análise Racionalidade Médica sustenta hoje uma expressiva produção científica no campo da Saúde Coletiva, com abordagem epistemológica e sócio-histórica. O objetivo deste artigo é fazer um relato analítico desta produção. Com base em uma revisão crítica da literatura, apresentamos a categoria Racionalidade Médica e o contexto de sua formulação, uma descrição quantitativa dos estudos produzidos pelo grupo de pesquisa ‘Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos Complexos e Práticas Complementares e Integrativas’, como também os principais desdobramentos e contribuições destes estudos nas áreas acadêmica e político-institucional. Entende-se que a categoria Racionalidade Médica permite revisitar distintos saberes e práticas em saúde, de forma a ultrapassar a compreensão hegemônica da racionalidade biológica e afirmar o intercâmbio solidário entre diferentes sistemas culturais em saúde, no sentido de sua complementaridade.

Biografia do Autor

  • Marilene Cabral do Nascimento, Universidade Federal Fluminense - UFF
    Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora adjunta no Instituto de Saúde da Comunidade, da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF. Pesquisadora associada do Grupo Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos Complexos e Práticas Complementares e Integrativas.
  • Maria Inês Nogueira, Universidade Federal Fluminense - UFF
    Graduação em Medicina pela UFF(1985), Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1993), Doutorado em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ (2003) e Pós-doutorado pelo IMS/UERJ (2009). Professora Adjunta do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pesquisadora associada do Grupo Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
  • Madel Therezinha Luz, Universidade Federal Fluminense - UFF (pesquisadora colaboradora) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (pesquisadora colaboradora)
    Graduação em Filosofia pela UFRJ (1962), mestrado em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1969) e doutorado em Ciência Política pela USP(1978). Atualmente é professor titular aposentada da UERJ e da UFRJ, professora colaboradora da UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFF. É lider do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos originais